Os benefícios do abacate para o organismo

Por sua composição rica em gorduras e calorias, o abacate era considerado um vilão da alimentação saudável. Mas hoje em dia, o cenário é bem diferente!

 

Atualmente, o abacate é visto como uma fruta poderosa, capaz de prevenir doenças sérias e melhorar muito a qualidade de vida – sendo um verdadeiro promotor de saúde.

 

Que tal conferir seus principais benefícios? Siga a leitura do artigo na íntegra!

 

Entendendo mais sobre o abacate

 

Antes de conferir os benefícios relacionados com o consumo de abacate, vamos entender sobre a composição dessa fruta incrível.

 

Apesar do abacate ser bastante calórico, suas calorias tendem a ser saudáveis e são capazes de reduzir várias complicações no organismo e até prevenir outras doenças.

 

O abacate possui grandes quantidades de fósforo, manganês, cálcio, potássio, vitamina C, lipídios, ferro, vitaminas A e E, cobre e zinco.

 

E com toda essa formulação, já dá para começar a entender por que ele é tão indicado, certo?

 

Fonte natural de ômega 6, 7 e 9, os nutrientes do abacate ajudam a manter a alimentação saudável e ainda  servem como promotores de fibras, que alavancam ainda mais seus benefícios para o organismo.

 

Além disso, embora sua composição seja rica em gorduras, os lipídios presentes no abacate são saudáveis e considerados como as famosas “gorduras boas”.

 

É por esse motivo que, atualmente, o abacate (assim como as oleaginosas) são consideradas gorduras maravilhosas para manter a saúde e a qualidade de vida potencializadas – sendo inclusive indicados por recomendação médica (desde que não sejam consumidos em excesso).

 

 Os benefícios do abacate para a saúde

 

  1. Melhora a energia vital

 

Rico em nutrientes e calorias benéficas, o abacate é uma ótima fonte de energia, capaz de melhorar muito a vitalidade do organismo.

 

Não é à toa que muitos atletas acabam incluindo o alimento pré-treino para gerar ainda mais energia.

 

No caso dos atletas, o consumo pode trazer ainda mais benefícios, como: aumentar o ganho de massa magra, minimizar a fadiga, melhorar o resultado dos treinos e ajudar muito a saúde, claro!

 

  1. Ajuda a perder peso de maneira saudável

 

Graças a sua riqueza em vários tipos de ômega, o abacate auxilia a manter a homeostase (equilíbrio) corporal e dá uma forcinha na hora de perder as gordurinhas.

 

Sua composição em fibras faz com que o corpo se sinta mais saciado e diminua a ingestão calórica de maneira natural, gerando o emagrecimento.

 

  1. Previne problemas com o colesterol ruim

 

Além das fibras contribuírem para o funcionamento do intestino, deixando a digestão facilitada e os problemas intestinais lá longe, elas são responsáveis por ajudar a reduzir de maneira significativa o número de colesterol ruim (LDL).

 

E não são só as fibras que podem ajudar! A presença de b-sitosterol e ácido oleico também são efetivas na hora de evitar os problemas com o colesterol, promovendo seu controle.

 

Para somar ainda mais vantagens, o abacate possui antioxidantes poderosos que melhoram a circulação sanguínea e ajudam mais na promoção de saúde.

 

Além disso, o colesterol bom (HDL) aumenta e a saúde (principalmente cardiovascular) só agradece!

 

  1. Melhora a saúde da pele e cabelos

 

Você já deve ter visto várias máscaras e produtos cosméticos constituídos com abacate, não é mesmo?

 

E não é em vão!

 

O abacate é capaz de hidratar fortemente as madeixas e a pele, deixando as estruturas ainda mais macias, bonitas e cuidadas – prevenindo sinais do envelhecimento.

 

Devido ao seu alto nível de hidratação, ele é capaz de melhorar  a aparência da pele e deixar os cabelos ainda mais atraentes. Vale a pena aproveitar!

 

  1. Promove a saúde cerebral

 

Além da saúde física, a saúde mental também pode ser muito estimulada com o consumo de abacate.

 

A presença de ômega 3 e luteína fazem com que a fruta seja capaz de melhorar os processos de memória e estimular a renovação de células cerebrais, aumentando suas conexões.

 

Assim, todo o desenvolvimento cerebral é beneficiado, gerando repercussões positivas em todo o corpo – visto que esse é o órgão mais importante de todo o organismo.

 

  1. Contribui para o controle da diabetes

 

Sabia que o abacate é uma das frutas mais indicadas para quem tem diabetes?

 

E o motivo é muito interessante: essa fruta deixa o processo de absorção dos alimentos mais lento e evita que hajam grandes picos de glicose na corrente sanguínea – que são ainda mais prejudiciais para quem sofre com a doença.

 

 

Como aproveitar os benefícios do abacate?

 

O consumo de abacate pode ser bem versátil, portanto, você pode aproveitar suas vantagens de várias maneiras:

 

  • Ingerindo a fruta inteira;
  • Utilizando o ingrediente para fazer patês, recheios, sopas ou saladas;
  • Fazendo máscaras para cabelo e pele ou comprando cosméticos prontos.

 

Receita de vitamina de abacate

 

Para que você possa incluir o abacate em sua rotina de uma maneira simples e deliciosa, trouxemos uma receita de vitamina de abacate para alavancar sua energia matinal e iniciar o dia com muita saúde e disposição.

 

Mas atenção: Como o abacate é uma fruta calórica, é preciso tomar cuidado com os acompanhamentos gordurosos (como o leite desnatado) e ricos em açúcar, prestando atenção na hora de preparar a receita.

 

Além disso, se possível, prefira o consumo mais natural e sem mel.

 

Ingredientes:

- Abacate

- Leite desnatado

- Mel

 

Modo de preparo:

É só bater os ingredientes no liquidificador e aproveitar todos os benefícios dessa receita saborosa!

 

Outros aspectos importantes

         Considerada uma das frutas mais recomendadas para os diabéticos, o abacate pode ser incrível para a saúde de qualquer um.

        

         Seja por sua composição rica em nutrientes ou por sua ação que auxilia a digestão e previne doenças cardíacas, a fruta é bem versátil e pode ser incluída em várias receitas com facilidade.

 

         E não é só na alimentação que ela ganha espaço: existem vários cosméticos que incluem o abacate para deixar os cabelos, unhas e até mesmo a pele mais bonita.

 

         Que tal aproveitar todos os seus benefícios para a saúde?

 

 APOIO > WWW.PORTALCAPITOLIOCANASTRA.COM.BR