Secult oferece curso de condutor de Ecoturismo a funcionários de parques de Minas Gerais

A Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult), em parceria com o Instituto Estadual de Florestas (IEF), promoveu, entre 2 e 7 de dezembro, o Curso de Condutor de Ecoturismo. A atividade foi conduzida no Parque Estadual do Rio Doce, em Marliéria (MG).

Participaram do curso funcionários de 12 Unidades de Conservação (UCs) de Minas Gerais. O objetivo da capacitação foi preparar os funcionários das UCs para receber os turistas que visitam os parques mineiros. Os participantes do curso receberam orientações para assumir a função de condutor de ecoturismo, garantindo ao turista a experiência de conhecer áreas naturais preservadas com qualidade e segurança.

A atividade foi realizada em dois módulos. O primeiro deles foi teórico, com duração de 12 horas, e abordou temas como competências mínimas do condutor; normas da ABNT que devem ser observadas; legislação aplicada ao turismo; interpretação ambiental, histórica e cultural; técnicas de navegação e orientação; técnicas de mínimo impacto ambiental; e liderança em atividades ao ar livre.

Já o segundo módulo consistiu em uma travessia de 32 km, feita em três dias nas dependências do Parque Estadual do Rio Doce. Durante o trajeto, os participantes colocaram em prática todo o conhecimento adquirido no módulo teórico. Os funcionários do Parque, que ofereceram apoio ao curso, fizeram a interpretação do ambiente do parque, apresentando a história e a exuberância da fauna e flora, presente na maior área contínua de Mata Atlântica de Minas Gerais, e o terceiro maior conjunto de lagos do Brasil.