SUGESTÕES SOBRE O TURISMO NÁUTICO NO MAR DE MINAS

Participei no dia 23 de outubro de 2019 da audiência pública sobre o PPAG 2020/ 2023, promovida pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais - ALMG, realizada na Universidade Federal de Alfenas - Campus Varginha.

Foram debatidos temas como “Água”, “Agricultura Familiar” e “Cultura” dentro do Plano Plurianual de Ação Governamental, cabendo esclarecer que o tema turismo estava inserido no tema “Cultura”.

O objetivo das audiências é possibilitar à população, a discussão de temas que interessam as comunidades, através de grupos de trabalho que apresentam sugestões, sendo muito oportuno este contato direto com os parlamentares, que se mostraram extremamente disponíveis aos anseios manifestados.

Apresentei duas sugestões de ações no grupo de trabalho sobre “Cultura e Turismo” o qual participei, a serem desenvolvidas e que estão associadas diretamente ao Turismo Náutico no Mar de Minas.

A primeira sugestão foi à realização de um Diagnóstico da Cadeia Produtiva do Turismo Náutico ao longo dos 34 municípios na orla e a segunda associada ao desenvolvimento da Educação e Cultura Náutica da comunidade náutica regional.

As ações sugeridas se justificam porque convergem com aspectos associados e que refletem na segurança da navegação, na salvaguarda da vida humana sobre as águas e no respeito ao meio ambiente aquaviário, aspectos de importância capital se, se deseja desenvolver o Turismo Náutico com qualidade e seguro.

É oportuno salientar que esses projetos face o alcance, interesse econômico regional e representatividade sugeri que devam ser gerenciados pela Associação dos Municípios do Lago de Furnas – ALAGO.

  •  Antonio Carlos Mendonça Nunes
  • Professor Universitário e Consultor Náutico WhatsApp (35) 9 9983 8350